QUEM FOI EIDORFE MOREIRA?

Belém, Norte/Pará, Brazil
Eidorfe Moreira nasceu a 30 de julho de 1912 na Paraíba. Com menos de dois anos veio para Belém, para onde sua família se transferiu. Como estudante, participou da vida cultural acadêmica e, das atividades políticas. Na revolta de apoio à Revolução Constitucionalista de São Paulo, foi ferido e perdeu um braço. Em 1935, começou a publicar na imprensa diária,artigos e ensaios.Formou-se em direito em 1938 e no ano seguinte iniciou sua carreira no magistério. Professor de Economia política, contribuiu na área de ciências e geografia. Ingressou no serviço público em 1945, onde permaneceu até se aposentar. Foi também professor e pesquisador da Universidade Federal do pará onde exerceu várias funções, afastando-se em 1982. Eidorfe Moreira é considerado um dos intelectuais mais importantes de sua geração e dos vultos mais notáveis que o Pará já produziu.Ele morreu em 02 de janeiro de 1989, aos 77 anos. Pesquisa realizada com alunos do Ciclo Básico II-Profª Iolanda Gonçalves.

Idéias para uma concepção geográfica de vida

A noção geográfica do espaço é estética e não física. O que interessa a Geografia na superfície do planeta são os seus valores de expressão, valores que se articulam em unidades morfológicas- as paisagens- para cujo estudo ela se vale do concurso de quase todas as ciências” (EIDORFE MOREIRA,1960,p.13)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Eidorfe Moreira e sua dedicação ao magistério e a pesquisa científica


Estudante brilhante começou ainda em 1935 a publicar, na imprensa diária, artigos e ensaios. Antropogeografia, publicado no jornal Folha do Norte é considerado pelo próprio Eidorfe Moreira o seu trabalho de estréia, por ser o primeiro trabalho de fôlego publicado na imprensa.

Já então era estudante da Faculdade de Direito, no Largo da Trindade, onde se formou e onde, no ano seguinte ao da colação de grau, iniciou sua carreira no magistério. Professor de Economia Política começava a despontar, ao mesmo tempo, na ciência que foi seu fascínio e para a qual deu uma contribuição inestimável: a Geografia.

Cinco anos depois de sua formatura, o magistério o absorvia completamente. Ensinava Geografia em cinco colégios da capital e, ainda, era regente da cadeira de Teoria Geral do Estado, na Faculdade de Direito.

Em 1947 ingressa no serviço publico, onde permaneceu até se aposentar. O primeiro cargo assumido na Delegacia de Seguros. Depois, transferiu-se para a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (hoje Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia). Mas foi como professor e pesquisador da Universidade Federal do Pará, onde exerceu varias funções, que Eidorfe Moreira permaneceu, até afastar-se em 1982.

Sua bibliografia se estende por 50 anos, vasta e diversificada, envolvendo filosofia, economia, planejamento, literatura-e, sobretudo, geografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário